No último fim de semana de junho, estive em Catas Altas a convite do Circuitos Turismo e fui conhecer o Santuário do Caraça. Um lugar mágico, maravilhoso, cercado de histórias mineiras e que fica no meio de uma floresta preservada.
Lá conheci um queijo feito na região, o Queijo do Caraça. Ele é produzido na Fazenda do Engenho a partir de leite cru, coalho, sal e pingo (fermento natural). Os queijos produzidos são do tipo meia cura e curado. Parte da produção deste queijo é para abastecer o hotel, padaria e restaurante que existem no Santuário. Outra parte é destinada à venda para os visitantes.
O queijo tem sabor característico, casca amarela, lisa e sem mofo. A massa é macia, gordurosa e apresenta uma leve acidez. O processo de cura dura cerca de 3 semanas e o queijo pesa cerca de 900 gramas a um quilo.
Na região, há outros produtores que fazem este queijo e eles estão buscando reconhecer a região Entre Serras como uma nova denominação de origem. Técnicos da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e do Instituto Mineiro da Agropecuária (IMA) já visitaram o santuário para a definição das características dessa provável nova região. O estudo ainda está no início, mas em breve Minas Gerais terá mais uma região queijeira.
Prezados,
Boa Noite !
Eu gostaria de provar deste tipo de queijo. Eu sou de Fortaleza – Ce e gostaria de saber como adquirir este produto.
Atenciosamente,
Jader Gonçalves.
Como faço pra comprar esse queijo?
Boa noite
Como faço para comprar o queijo de caraça.
Desde já agradeço.
Gostaria de saber quantos ml de pingo e coalho líquido e utilizado pra cada litro de leite?
Desde já agradeço
Att,
Danilo