Top 10 queijos azuis europeus parte 1

O TasteAtlas, o primeiro atlas alimentar do mundo, enviou para Portal do Queijo, uma lista dos mais
Queijos populares da Europa . Na primeira parte, apresentamos o Top 5 European Blue
queijos. Você pode ver o mapa do mundo com 661 queijos em aqui.

1. GORGONZOLA (Lombardia, Itália)

Produzido pela primeira vez em 879 dC em Gorgonzola, uma cidade da Lombardia estabelecida
Milan, este tipo de queijo azul é feito com leite de vaca e distinguido pelo verde ou marmoreio azul do molde. Para induzir a veios azuis, o leite é inoculado com esporos de penicilina.
Dependendo da idade, este queijo italiano está disponível em duas variedades. Amadurecido para cerca de dois meses, Gorgonzola Dolce é bastante suave, cremosa e tem um sabor suave com notas de manteiga, creme azedo e um sabor menos pronunciado, Gorgonzola Piccante é uma versão mais firme e quebradiça e deve ser envelhecida
por pelo menos três meses para desenvolver seu sabor forte e pungente.
Este queijo versátil pode ser apreciado de várias maneiras: derretido em risotos ou molhos de macarrão, desintegrado em saladas ou simplesmente servido como aperitivo acompanhado por frutas frescas, vegetais e nozes, como maçãs verdes, figos, peras, nozes, aipo e rabanete.

2. ROQUEFORT (Roquefort-sur-Soulzon, França)

Roquefort é um dos maiores queijos da França, feito de gordura completa, Leite de ovelha não pasteurizado. Tem veias azuis espalhadas por todo o corpo, desenvolvido a partir dos esporos de Penicillium roquefortibefore o queijo é pressionado. É tão saboroso e amado que era um favorito do imperador Carlos Magno, e é localmente chamado de ‘queijo de reis e papas’. Tem uma casca úmida no exterior enquanto no interior é friável na textura e cremoso, picante, intenso, complexo, acentuada e salgada em termos de sabor, com uma pasta branca marmorizada com mofo azul.
Deve amadurecer por pelo menos cinco meses em cavernas no sul da França. Enquanto alta no teor de gordura e sal, também é benéfico para a saúde, pois está provado que tem propriedades anti-inflamatórias. Roquefort pares extremamente bem com figos, nozes, doces vinhos tintos brancos e poderosos. Também é usado frequentemente em saladas.

3. STILTON (Derbyshire, Nottinghamshire e Leicestershire, Inglaterra)

O queijo Stilton é produzido exclusivamente nos condados de Derbyshire, Nottinghamshire e Leicestershire. É um dos poucos tipos de queijo que congelam bem e é carinhosamente chamado de “O rei dos queijos ingleses”. Os Stiltons têm três variedades: branco, azul e maduro / vintage Stilton.
White Stilton, como o próprio nome sugere, é um queijo cilíndrico branco feito de creme de leite de vaca pasteurizado que forma sua própria crosta. Seu sabor é ácido, fresco e cremoso com uma textura que é aberta e quebradiça, e a crosta é úmida e lisa.
Às vezes há adições frutadas ao White Stilton, como White Stilton com damascos, manga ou gengibre, criando um queijo de sobremesa único. Foi usado mesmo como aromatizante para chocolate. Seu irmão, Blue Stilton é produzido da mesma maneira exceto que é um queijo azul semi-duro, com um sabor limpo e forte e um rico, cor cremosa com veios mofados azuis ou verdes no interior, tornando-se um excelente queijo de sobremesa.
O sabor é menos agressivo e menos salgado que outros queijos azuis e o cheiro é caracteristicamente forte e intensa. A crosta não é lisa como em White Stilton, mas enrugado e um pouco mais áspero. Quando é deixado para amadurecer por um longo período de tempo, o sabor torna-se maduro e o interior fica ainda mais aveludado e cremoso amarelo na cor.
Stilton deve ser servido em fatias, e nunca escavado porque escavar expõe o queijo ao ar, fazendo com que ele seque. Tradicionalmente, é servido com Porto no Natal, mas também pode ser emparelhado com nozes, bolachas, biscoitos, aipo, figos, peras e pão crocante, ou usado em queijo azul e torta de alho-poró assada por um prato saudável.
Apenas tenha cuidado, porque uma vez que você desenvolva o gosto pelos verdadeiros Stiltons, você nunca novamente voltar para as variedades de supermercado.

4. BLEU D’AUVERGNE (Auvergne, França)

Bleu d’Auvergne é um queijo azul francês feito com leite de vaca cru. Tem Veias características espalhadas por todo o corpo. O molde que se forma no queijo é um resultado do processo de produção – Bleu é picado com agulhas longas que permitir que o Penicillium glaucum se forme no queijo.
O aroma é intenso, enquanto os sabores são pastorais, picantes e salgados, reminiscentes de grama e flores silvestres. O queijo amadurece por pelo menos 2 semanas e desenvolve textura úmida e friável. Após esse período, está pronto para ser vendido e consumido.
Combina bem com vinhos de sobremesa que proporcionam um contraste suave à intensidade do Bleu.

5. QUESO DE VALDEON (Posada de Valdeón, Espanha)

Um dos grandes azuis da Europa, este queijo espanhol é produzido nos Picos de Montanhas Europa, nomeadamente o vale de Valdeón. O bom e Queijo de Valdeón azul cremoso é feito de leite de vaca puro ou uma combinação
de leite de vaca, ovelha e cabra.
Ele é amadurecido por cerca de 45-60 dias e vendido envolto em maple sycamore ou castanha sai. Embora tenha todo o carácter de um sabor azul e muito intenso e picante, A mordida de Valdeón não é tão forte quanto a da maioria dos outros queijos azuis.
É melhor emparelhado com xerez e jovens, vinhos brancos frescos, que oferecem uma boa contraponto à riqueza e à pungência de Valdeón.

 

 



	
	

4 thoughts on “Top 10 queijos azuis europeus parte 1

  1. sandro erico antonio crepaldi says:

    STILTON (Derbyshire, Nottinghamshire e Leicestershire, Inglaterra).
    Por favor , se puderem, me ensinem ou mandem uma receita de como fazer este queijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.