Quer aprender a fazer pão de queijo com a dona Dalva da Forno de Minas? A receita está aqui!

Neste sábado, 17 de agosto, é comemorado o dia do pão de queijo!

Eu fui convidada pela Forno de Minas para viver uma experiência diferente. Durante dois dias estive com a equipe da empresa e fui a duas cidades diferentes.

Em Conceição do Pará eu  visitei o laticínio da Forno de Minas, onde são produzidos todos os queijos usados no pão de queijo que eles fabricam, além de outros produtos que levam queijo na receita.  A visita foi acompanhada de técnicos que me mostraram todo o processo de fabricação do queijo desde a chegada do leite até a produção do queijo final, inclusive, conheci a câmara de maturação.

A empresa preza muito pela higiene loca, por isso, para conhecer a produção foi necessário usar rupas esterilizadas. Infelizmente, graças à essa preocupação, não pude gravar e fotografar. Mas compartilho fotos de queijos produzidos por lá.

 

No segundo dia desembarquei em Sete Lagoas para conhecer a  fazenda da Dona Dalva.

Lá, fui recepcionada carinhosamente pela D. Dalva e sua filha Hélida que logo nos presentearam com um lindo avental personalizado para que eu pudesse colocar a “mão na massa” e preparar o famoso pão de queijo mineiro.

A receita ao lado rende três quilos dessa delícia e, claro, os queijos produzidos no laticínio da família.

Compartilho aqui com você a receita escrita pela D. Dalva.

Forno de Minas e o pão de queijo

A Forno de Minas é a primeira a comercializar pão de queijo congelado no mercado e participar do processo de torná-lo conhecido fora do Brasil.  A cada fornada a equipe segue à risca a receita de  Dona Dalva, sempre alinhada à segurança alimentar.

Segundo o CEO da Forno de Minas, Helder Mendonça, a qualidade e a tradição andam juntas. “Fazemos questão de utilizar queijo de verdade – nada de aroma – produzido com todo o cuidado e o sabor que os nossos clientes prezam e que o pão de queijo merece”, explica.

Atualmente, a indústria mineira produz 1.700 toneladas de pão de queijo por mês – o que corresponde a mais de 68 milhões de bolinhas – e já exporta para 18 países: Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Peru, Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Portugal,  Emirados Árabes, Japão e China.

Confira aqui uma entrevista com a dona Dalva e uma matéria sobre a história da Forno de Minas. 

Confira fotos dessa visita:

 

 

28 thoughts on “Quer aprender a fazer pão de queijo com a dona Dalva da Forno de Minas? A receita está aqui!

  1. Márcia Jarczewski says:

    Olá
    A receita do pão de queijo usa medida de 01 prato de polvilho e 01 queijo, o que infelizmente não torna possível reproduzir a mesma, visto que não se encontra a equivalência em gramas.
    Temos diversos tamanhos de queijos e pratos, o que torna de certo modo, difícil, fazer a receita.
    Att,
    Márcia Denise Jarczewski

  2. Luís Henrique says:

    Fiquei com dúvida na receita. A quantidade de polvilho está certa? Um prato? Tô perguntando isso pq um prato de polvilho +3 copos de leite +1 copo de óleo e 12 ovos não dá liga suficiente pra enrolar. Fica líquida de mais… Ah e o a quantidade de queijo, peso em kg… Fiquei querendo fazer abraços!

    • Clarice Araújo de Faria Costa says:

      Por isso os ovos são colocados dois a dois, para que sinta o ponto. A receita informa 12 ovos (este é o limite máximo), mas tem que sentir a liga com os ingredientes, pois o polvilho tem muita variedade.

  3. Maria Ivone says:

    Amei a reportagem, mas fiquei curiosa em saber sobre esta medida de 1 prato de povilho doce, que prato e este? Prato fundo, raso ou outra medida que leva este nome. Me ajude por favor, quero fazer amo pão de queijo.

  4. Ana Carla says:

    Bom dia!
    Excelente matéria.Parabens!!Tem como precisar melhor a receita?
    Onde fala 1 prato de polvilho, qual tamanho ou em gramas e também a quantidade e qual tipo de queijo.
    Obrigada!

  5. Silvia says:

    Bom dia!! Qual o tamanho do prato medida do polvilho? Qtos kg são de polvilho? O que é copo Laginha e qtos ml comportam de líquidos?
    Obrigada.

  6. Noemi Egea Parra says:

    Conheço esta receita desde quando ela fez a matéria na revista faça e venda, desde então faço aqui em casa e dá certo , admiro muito a D. Dalva pela sua trajetória de vida , nos mulheres devemos nos orgulhar muito dela , Parabéns e sucesso!!!!

  7. Márcia Fernanda says:

    Que delícia de reportagem!!!!
    Amo pão de queijo!
    Forno de Minas pra mim é referência em qualidade!
    Ser mineiro é bom de mais.!
    Vou usar essa matéria e a receita também ; durante as minhas aulas de historia.
    Glória a Deus em nome de Jesus; pelas coisas/pessoas boas desse mundo!!!!!!

    • Lorenza Coelho says:

      Boa tarde. É um prazer ter você como leitor! A partir de agora o Portal do Queijo tem produtos personalizados. NO mês de setembro teremos o lançamento do nosso primeiro presente, nossa primeira degustação. Obrigado e continue nos acompanhando!

    • Lorenza Coelho says:

      Boa tarde. É um prazer ter você como leitor! A partir de agora o Portal do Queijo tem produtos personalizados. NO mês de setembro teremos o lançamento do nosso primeiro presente, nossa primeira degustação. Obrigado e continue nos acompanhando!

  8. Adriana says:

    ADOREI A MATÉRIA! JÁ EXPERIMENTEI VÁRIAS RECEITAS DE PÃO DE QUEIJO. SÓ QUE NAO ENTENDI A QUANTIDADE DE QUEIJO, ESTÁ ESCRITO NA RECEITA QUE VAI UM QUEIJO, ENTRETANTO NAO TEM O PESO DO QUEIJO??

  9. Eva says:

    Rindo demais deste povo querendo precisão de medidas numa receita mineira. Certeza que são paulistas, kkkk.
    Copo lagoinha é o vulgo copo americano, aquele da Nadir Figueiredo.
    Um prato de polvilho é no olho mesmo. Prato raso porem cheio, formando topete. Pode ser também aqueles pratos fundos esmaltados, que sao fundos porem menores.
    Um queijo CANASTRA meia cura ralado. Pode ser curado também mas da mais trabalho pra ralar. Os queijos canastra variam pouco no tamanho e mais ou menos um pouco, só vai aumentar ou diminuir o sabor de queijo no pão de queijo.
    Espero ter contribuído no entendimento do mineirez da receita.

    • Lorenza Coelho says:

      Boa tarde. É um prazer ter você como leitor! A partir de agora o Portal do Queijo tem produtos personalizados. NO mês de setembro teremos o lançamento do nosso primeiro presente, nossa primeira degustação. Obrigado e continue nos acompanhando!

  10. Nilcea Wetler says:

    Entendo a Dona Dalva. Não há quem trabalhe com a iguaria e ceda a receita na integra. Para buscar o pão de queijo perfeito, passei por mais de 40 testes, muita massa descartada, muitos produtos de qualidade descartados, hoje, posso dizer que tenho minha receita de pão de queijo base super aprovada. Entretanto, é guardada. Rsrsr

  11. JOSE ANTONIO GALVÃO says:

    Obrigado pela receita, irei tentar.
    Agora quanto as perguntas: A que medida equivale um prato, copo lagoinha….
    Tudo isso é só consultar no Google.
    Tem tudo lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.