Maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo
A UltraCheese, detentora das marcas Cruzília, Búfalo Dourado, Lac Lélo e Itacolomy, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
Este fato decorre de uma série de ações desenvolvidas pela companhia nos últimos anos, como o uso de energia renovável, a redução no consumo de água e a logística reversa como alguns dos norteadores do projeto de ESG UltraCheese.
Como exemplos de resultados práticos, a destinação de resíduo para biodigestão (com a alteração da destinação de lodo biológico de compostagem para biodigestão e geração de biogás e energia renovável), a redução de plástico nas embalagens de fatiados (que evita o uso de cerca de 25 toneladas de plástico por ano) e a substituição da caldeira a óleo BPF por biomassa (que representa um compromisso robusto com práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis e reduziu o consumo de 237 mil litros de óleo BPF por uma fonte de energia renovável, além da redução de 651 toneladas de CO² emitidas).
A UltraCheese também segue investindo em soluções que promovem a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos naturais. Nos últimos anos, foram ampliadas as plantas de concentração de soro de leite em São João do Oeste (SC) e Cruzília (MG), iniciativas que têm um impacto direto na recuperação e redução do consumo de água. “Além de investimentos anteriores, na unidade de São João do Oeste investimos R$ 12 milhões, o que permitiu a recuperação de 6.848 m³ de água, representando 4,8% do consumo total da unidade. Em Cruzília, direcionamos R$ 6 milhões para aprimorar nossas operações”, destaca Edson Martins, CEO da UltraCheese. “Além disso, a companhia está comprometida em reduzir em 10% o consumo de água por tonelada de produto acabado até 2025, em comparação com o que foi reportado no nosso Relatório de Sustentabilidade de 2022”, adiciona.
A estimativa é que este processo permita a reutilização de até 540 mil litros de água por dia, aliviando a pressão sobre o sistema público de abastecimento e evitando o desperdício desse recurso vital. Segundo Luiz Eduardo Garcia, Coordenador de Meio Ambiente e ESG Corporativo da UltraCheese, “além de realizar o tratamento e de reutilizar a água, solucionar a destinação e de rentabilizar o soro de leite, a emissão de gases de efeito estufa também é reduzida em decorrência da otimização da cadeia logística e, por consequência, da menor queima de combustível. Esses resultados demonstram o impacto positivo de uma abordagem integrada e estratégica”, diz.
Martins reforça que essa iniciativa reflete o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, alinhado aos princípios ESG e à responsabilidade com a sociedade. “Nossos projetos vão além da planilha. É indiscutível que os retornos financeiros são surpreendentes e isso nos permite investir ainda mais em iniciativas ESG, mas além disso, temos um compromisso e desejamos construir valor social e ambiental para as pessoas e comunidades em que atuamos”, finaliza.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis englobando as áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3,8 mil organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
Sobre a UltraCheese – A UltraCheese foi criada a partir do sonho de ser a melhor e mais completa plataforma de queijos, cremes de queijo e manteigas do país. No portfólio, constam produtos para o dia a dia, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala. O amor pelo leite e a preservação da verdadeira arte queijeira é o que uniu a Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy neste grande projeto.