Mais sobre como curar o queijo

Queijos curados
Queijos curados

Recentemente aqui no Portal falamos sobre como curar o queijo em casa – https://portaldoqueijo.com.br/noticias/2017/01/09/como-curar-o-queijo-em-casa/ -, mas como o assunto é amplo e fomos acionados por diversos leitores com perguntas parecidas e que podem também ser suas, optamos trazer as respostas aqui!

Quem nos auxiliou foi o nosso parceiro e colaborador Elmer Almeida. Confira abaixo e não se esqueça de seguir conversando conosco – enviando perguntas, comentários e sugestões! O portal do Queijo é feito para aqueles que adoram queijo como nós!

Sobre qual a temperatura ideal para a cura

A grande maioria dos queijos artesanais de leite cru é maturada em temperatura ambiente característica nas regiões produtoras. Por ser de leite cru, as bactérias láticas nele existentes são mesofílicas, ou seja, gostam de ambientes de temperaturas médias. O ideal seria curar os queijos artesanais com temperatura entre 18 a 20 ºC, com umidade relativa em torno de 80%.

Sobre conseguir uma cura perfeita

Curar queijo minas artesanal é uma arte. Mas ele só tem cura perfeita se for produzido a partir de leite cru, utilizando coalho animal (quimosina) e pingo. A salga deve ser seca (colocada sobre a superfície do queijo) e serem curados sobre uma banca de madeira. Temperatura média e umidade alta também são exigências para uma boa cura de queijos. Se o queijo minas for feito sem pingo, é difícil obter boa maturação. Conhecer uma boa queijaria de Queijo Minas Artesanal, que matura seus queijos, pode ser um bom modo de aprender a curar e apreciar queijos!

Sobre existir uma forma específica para amadurecer o queijo 

Queijos artesanais de leite cru, para serem curados adequadamente, deverão ser feitos com a utilização do “pingo” e do coalho animal (quimosina). O leite deve ter bom teor de gordura e os queijos não podem ter excesso de sal. Queijo muito salgado não amarela a casca e a característica sensorial fica péssima! Se maturados em ambiente frio, também não amarelam a casa. Para quem tem condições, banhar os queijos no soro durante o início da cura também costuma dar queijos com casca bem homogênea e amarela. Não esquecer que os queijos devem ser virados diariamente. Lavados a cada 2 dias, se possível.

12 thoughts on “Mais sobre como curar o queijo

  1. Mauro Prates says:

    Olá.
    Já comprei meu curador e um canastra. Estou indo pra primeira experiência.
    Estou aos poucos conferindo o site.
    Parabéns.
    Três dúvidas surgiram por hora:
    1 – moro num local onde formiga é praga. Devo me preocupar com elas? Se sim, como?
    2 – lavar a cada 2 dias com água filtrada mesmo? Ou algum soro?
    3 – qual o tempo médio e maturação do canastra sem nenhum adjunto?
    Obrigado

  2. MARIA EUNICE says:

    como devo banhar o queijo no soro para que ele fique mais amarelo?
    Posso deixá-lo de repouso no soro? por quanto tempo?

    Gostei muito do site… estou entrando no mercado de queijos agora e gostaria de aprender mais, para poder fabricar um queijo de qualidade…

  3. Fernanda De Lima Nascente says:

    Poderiam falar sobre o processo de cura do queijo minas padrão? Faço com leite pasteurizado, preciso lavar ele? Aqui no RS a temperatura ambiente mesmo no inverno tem feito 27 graus. Estou curando em geladeira frost free, porém resseca a casca e ela racha o queijo. Qual a dica para este caso?

  4. Adalgisa Ceolin says:

    Olá estou tentando curar meus queijos o leite vem da fazenda um natura, mas quando começam a curar eles racham e ficam feios! Gostaria de alguma referenciada produtor que eu possa ir visitar e aprender ainda que se cobre para isso!

  5. Genecio Feuser says:

    O soro deve estar com qual temperatura para podermos banhar os queijos? Quantos banhos?
    Certa vez alguém disse, sem pormenores, que algumas indústrias banhavam os queijos no soro quente e que por isso amarelava já com 3 a 5 dias. Procede?

  6. Luiz Rocha says:

    Olá gente! Muito boas as matérias do site! Faço queijo frescal em casa e gostaria de saber se existe algum curso, palestra ou até um workshop online sobre maturação de queijo. Ou mesmo alguém que eu possa entrar em contato por telefone, WhatsApp, para aprender de forma correta as etapas, O ambiente, condições climáticas ideais, técnicas e os processos para a cura dos queijos,
    Abs,
    Luiz Rocha
    Rio de Janeiro

  7. Gracielle Santos says:

    Olá,
    Faço o processo de curar o queijo, utilizando o queijo coalho!
    Ele solta muita água e coloco nas bandejas. Não tenho prateleira de madeira. Eu quero saber se esse queijo coalho, ele realmente serve para curar? Eu faço pão de queijo, comecei minha produção de curar o queijo, porque onde moro não vende queijo meia cura. Me ajuda por favor.

  8. Rodney ferreira de Sousa says:

    Boa tarde, tem alguma queijaria próxima a MS para que eu possa visitar para acompanhar a cura do queijo artesanal e tirar algumas dúvidas ou até mesmo repassar orientação de como fazer a maturação sem que os queijos fiquem achatados? Temperatura ambiente é de 30/38graus, como fazer o ambiente ideal da sala?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.