Para os amantes de queijos e cerveja seguem algumas dicas preciosas de harmonização!
1 – Pilsen
Chamado também de Pilsner, esse estilo surgiu com a criação da cerveja Pilsner Urquell, na cidade de Pilsen, situada na região da Bohemia, na República Tcheca. As cervejas desse estilo são leves e caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor, geralmente da variedade Saaz, e por sua cor dourada brilhante.
Harmoniza com: Queijos frescos, como ricota, feta e mozarela que são queijos leves, doces, refrescantes e cítricos, combinam bem com a leveza desse estilo.
2 – English Pale Ale
Um dos mais antigos tipos de cerveja, Pale Ale quer dizer cerveja clara de alta fermentação. A English Pale Ale é também chamada na Inglaterra de English Bitter, por ser uma cerveja perceptivelmente mais amarga. As denominações variam em, Ordinary Bitter, leve em álcool, Best Bitter, com moderado teor alcoólico e Extra Strong Bitter (ESB) de 4,6% a 6,2% de ABV. Uma particularidade típica desses estilos de cerveja é a pouca formação de espuma.
Harmoniza com: Queijos semi macios como o Asiago e o Colonial, combinam bem com essa cerveja, devido a sua densidade de paladar que vai de encontro com o corpo e características de malte dessas cervejas.
3 – Weizenbier
Conhecido também como weissbier, weiss ou simplesmente de cerveja de trigo, essa é uma cerveja típica do sul da Alemanha, região da Baviera. Sua receita deve conter ao menos 50% de malte de trigo. Traz nos aromas e sabores um frutado que lembra muito banana, cravo e notas florais. São bastante refrescante e de moderado teor alcoólico, ficando entre 5% a 6% de álcool.
Harmoniza com: queijos de cabra. Os queijos feitos a partir do leite de cabra apresentam paladar mais ácido e por semelhança combinam bem com cervejas do tipo weissbier.
4 – Stout
O estilo de cerveja Stout nasceu como uma versão mais escura e mais forte do estilo Porter. Traz como característica uma cor escura, aroma torrado e de café, chocolate ou cacau. É uma cerveja cremosa, amarga, seca e sua espuma pode ir do claro ao marrom. Cada variação desse estilo possuí atributos diferentes, assim como os limites de amargor, álcool, densidade e coloração.
Harmoniza com: Queijos azuis como Roquefort, Gorgonzola e Stilton, que apresentam sabores mais intensos, salgados e bem gordurosos, combinam com a doçura, para equilibrar com o salgado e o amargor tostado para limpar o paladar.
Parabéns Ana. Belo artigo. Abc
Bom dia!
Sou bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios e também Cervejeiro Artesanal a 6 anos. Adoro cerveja e queijos e suas dicas de harmonização são ótimas.
Muito bacana a matéria!
Parabéns!
Muito bom.
Boa tarde. É um prazer ter você como leitor! A partir de agora o Portal do Queijo tem produtos personalizados. NO mês de setembro teremos o lançamento do nosso primeiro presente, nossa primeira degustação. Obrigado e continue nos acompanhando! I