E o prêmio de melhor queijo do mundo vai para…

E o queijo mais premiado do mundo é o italiano Parmigiano Reggiano. Ele participou da 30ª edição do “World Cheese Awards 2017” que é considerado o “Oscar dos queijos” realizado em Londres na Inglaterra.  O evento reuniu cerca de três mil concorrentes de mais de 30 países.

O queijo Parmigiano Reggiano recebeu 38 medalhas, sendo três “Supergold”, na categoria de mesa, 11 ouros, 16 pratas e oito bronzes. Um recorde para a Itália.

Essa iguaria é o mais famoso queijo italiano, mas a sua produção é bem menor que o Grana Padano. Apesar de terem praticamente a mesma receita, eles têm uma diferença no sabor, devido à alimentação das vacas, provando que o “terroir” transfere para os produtos características únicas.

História e Produção

O Parmigiano se destaca no mundo dos queijos, devido à perfeita sintonia entre o produtor

Queijo Parmigiano Reggiano Reprodução da Internet
Queijo Parmigiano Reggiano Reprodução da Internet

de leite, produtor de queijo e a qualidade da maturação. Sua produção começou nos mosteiros beneditinos, na área entre o rio Pó e os Apeninos há mais de 800 anos.

Sua produção é feita com leite de vaca fresco, sem aditivos e sem passar por qualquer outro tipo de tratamento. O seu tempo mínimo de maturação é de 12 meses, e nesse período, ele adquiri sabor e texturas diferentes. Mas quanto maior o tempo de cura, maior fica a concentração de sabor, e mais forte ele fica. Sua receita se mantem original desde os anos de 1200, sendo bem controlada garantindo sempre um padrão na sua produção.

Tratamento das vacas

Outra coisa que conta muito na produção do queijo é a alimentação das vacas, que devem ser com ervas cultivadas no local de origem. A ordenha acontece duas vezes ao dia, sendo que os animais bebem o leite que produz o queijo duas horas antes da próxima ordenha.

O Reggiano só pde ser produzido nas regiões do Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, a oeste do rio Reno e Mantua, a leste do rio Po. Sendo necessários 16 litros de leite para produzir apenas 1 kg de queijo.

Conheça mais sobre outros queijos aqui. https://portaldoqueijo.com.br/sobre-queijos/ 

2 thoughts on “E o prêmio de melhor queijo do mundo vai para…

    • Portal do Queijo says:

      Boa tarde, Márcio!
      No texto fala que duas horas antes de cada ordenha, os bezerros mamam. Isso faz parte da cultura onde este queijo é produzido na Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.