Você deve saber que queijos harmonizam muito bem com vinhos, afinal, essa combinação é um clássico da gastronomia. Mas você já pensou em harmonizar cerveja e queijo?
E o que Ana Komar, jornalista do Clube do Malte e nossa colaboradora explica.
Ainda que seja novidade para alguns, essa união existe há muito tempo. Ela faz sucesso em países como Grã-Bretanha, Alemanha e Holanda, que sempre produziram queijos de extrema qualidade, mas, por condições adversas de clima e solo, não podem cultivar uvas próprias para a fermentação do vinho. Por outro lado, esses países têm tradição na fabricação de cervejas especiais há séculos. Ligue uma coisa à outra, e você tem uma das melhores possibilidades de harmonização que pode encontrar para a cerveja.
Considerada uma bebida versátil, a cerveja é tão interessante quanto o vinho quando o assunto é harmonização com queijo. São inúmeros estilos que combinam muito bem com os diversos tipos de queijos.
Por que cervejas são perfeitas para a harmonização com queijos?
A harmonia entre cerveja e queijo é fantástica por várias razões. A carbonatação tem o papel fundamental de limpar as papilas gustativas e de cortar a gordura do queijo. Aqui, a cerveja sai em vantagem em relação ao vinho, que não possui carbonatação. O álcool, acidez e amargor equilibram a cremosidade e toques amanteigados do queijo. A cerveja é o verdadeiro pão líquido, o que casa perfeitamente com laticínios.
Nas cervejas encontramos aromas e sabores muito semelhantes aos dos queijos, como os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo, geralmente mais presentes nos queijos mais curados.
Junto com a doçura o amargor é também responsável pelo equilíbrio da cerveja. Também torna a cerveja refrescante e estimula o apetite. Na combinação com comida, confere certa refrescância e, assim como a carbonatação, corta a gordura que cobre nossas papilas gustativas.
Outro ponto em comum é que os pães, assim como as cervejas, são feitos a partir de cereais, por isso tamanha semelhança de sabores. Assim como os queijos combinam bem com pães, facilmente harmonizam com os sabores de malte, de cevada e trigo, utilizados nas cervejas.
Todo mês você encontrará dicas do Clube do Malte que combinam a cerveja e o queijo.
Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!