Na falta do original, aposte no similar

O inverno é uma das estações mais legais para colocarmos, em ação, toda a nossa experiência gastronômica e, assim, aproveitar tudo o que a época traz de bom.

 

* Por: Christóvão de Oliveira e Helena Castro de Sousa

É um momento para apreciar, degustar e harmonizar os queijos, sejam em pratos quentes ou frios, doces ou salgados. Porém, quando se trata de comprar queijos especiais, logo vêm à cabeça diversas dúvidas como: onde encontrar, qual queijo comprar, se o queijo pode ser substituído, se existem marcas similares, e por aí vai.

Para ajudar os leitores que sempre ficam em dúvida na hora de escolher o melhor queijo para suas receitas e experimentações, desenvolvemos  uma pequena tabela com os principais tipos de queijos e seus similares. O objetivo é auxiliar o consumidor a preparar seus pratos sem perder o glamour e autenticidade da receita e tirar o máximo de proveito dos sabores.

Em Belo Horizonte, o Verdemar é uma referência para encontrar o queijo ideal. A casa sempre está em busca dos melhores queijos ou seus similares para atender a todos os paladares. Agora, é só correr para a loja mais próxima e aproveitar.

 

Queijo original Queijo similar
Taleggio Italiano Teleggio Nacional ou Reblochon Serra das Antas
Raclete Francês ou Suíço Raclete Austríaco, Serra das Antas, Fontina PJ, GruyèreSuíço ou Gouda Holandês
Cablanca Holandês Queijo Le Chevre
Maasdam Holandês Queijo Francês President Madrigal, Gruyère Tirolez ou Polenghi
Queijo Francês La Vache Qui Rit Queijo Francês President Fundido ou Polenguinho
Queijo Mascarpone Italiano Queijo Mascarpone Vitallate ou Finabel. Esse queijo é muito usado para fazer Tiramissú.
Gouda Holandês Coroa Gouda Holandês Premium ou Grandor
Fondue de Queijo SuíçoOriginal Fondue Suíço Nacional Tirolez, Campo Lindo, São Vicente, Faixa Azul, Serra Bella ou Marília
Queijo Bleu de Bresse Francês Queijo Camembleu São Vicente
Palet de Chevre PresidentFrancês Queijo Camembert de Cabra Serra das Antas
Pont L’Evêque  Serra das Antas Queijo Taleggio ou Reblochon Serra das Antas
Queijo Saint Marcellin Francês Queijo  Saint Marcellin Serra das Antas
Vicent Van Gog Holandês Queijo Holandês Belprado, Montan ou Primadonna Azul
Feta Grego Queijo Feta Paulicapri ou Capriville (elaborado com leite cabra) e Queijo Feta Casa da Ovelha (feito com leite de ovelha)
Pecorino Italiano Romano Queijo Pecorino Pinna ou Quatrocolli Italiano. E Queijo Pecorino Gran Mestre ou Casa da Ovelha
Queijo Prima Donna Vermelho Queijo Holandês Rembrandt ou Old Duch Máster
Queijo Albumina Esse termo é muito utilizado por italianos. A albumina é uma proteína presente no leite e em grande quantidade na ricota
Queijo Roquefort Francês Queijo Gorgonzola Francês Saint Agur. A diferença está no leite. O Roquefort francês é elaborado com leite de ovelha. O Saint Agur é elaborado com leite de vaca
Queijo Emmental Suíço Queijo Tipo Emmental Tirolez, Cruzilia, PJ ou Serra Bella
Queijo Stracchino Italiano Essa denominação é utilizada pelos italianos para descrever os queijos moles e quadrangulares da Lombardia. O queijo Taleggio é conhecido com esse nome.
Queijo para fazer fondue Queijo Emmental e Gruyère Suíço e os queijos tipo Emmental e Gruyère Tirolez, Polenghi, PJ, Serra Bella ouCruzilia. Gouda, Maasdam Holandês e Queijo Fontina PJ também cumprem essa função
Queijo Boursin Francês Queijo Tipo Boursin Caprivita e Santa Fé
Queijo Gruyère Suíço Queijo Tipo Gruyere Tirolez, PJ, Polenghi ou Serra Bella
Port Salut Italiano Queijo Teleggio Italiano Serra das Antas ou Reblochon Serra das Antas

 

 

* Consultor enológico do Verdemar e Fromagere do Verdemar, respectivamente.

 

21 thoughts on “Na falta do original, aposte no similar

    • Fabio says:

      Eu aqui umildemente e novamente tentando ajudar!
      Nunca provei o gruyere suiço . Mais trabalho com queijo tipo gruyere (da fabricante cruzilha e Polenghi) e tbm já ouvi falar q pode ser substituído pelo emmental . Espero ter contribuído de alguma forma.

  1. Maria Helenice Magalhães Capelari says:

    Como mineira apreciadora de queijo, estou encantada com a variedade de queijos que estamos produzindo no Brasil. Hoje moro em uma cidade pequena, mas encontro gorgonzola no comércio da cidade, com preço acessível, o que era impossível há 20/30 anos até em S.Paulo. Os preços eram salgados. Posso usar esse queijo na minha salada diária sem o custo alto de antes. Parabéns aos produtores brasileiros que estão arriscando novos caminhos e sendo premiados por isso.

  2. Luciana says:

    Moro na inglaterra e gostaria De saber qual o queijo similar ao queijo minas curado.Tenho Uma pequena fabrica de pao de queijo e tenho muita dificuldade para chegar so Sabor original do tradicional pao de queijo do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.