Você já ofereceu queijos ao seu filho? Sabe que tipo de queijos ele pode comer? Que tipo de queijo não pode faltar na refeição dos baixinhos?
Conversamos com nossa nutricionista e colaboradora, Raphaella Cordeiro para pedir dicas sobre alimentação das crianças. Acompanhe.
Existe algum tipo de queijo que a criança deve consumir mais?
Na verdade existe o que elas não devem exagerar que são os queijos mais gordos, como os mais amarelos, os processados (polenguinho) e aqueles mais com uma “pegada gourmet” (parmesão) devido ao teor de sódio que é enorme. E nos demais a moderação é sempre importante, mesmo que o queijo seja o frescal.
Importante lembrar também que, se a criança apresenta alergia à proteína do leite, nenhuma opção se aplica, portanto, todos são proibidos. Intolerância à lactose também deve ser observada!
Qual o papel do queijo na alimentação infantil?
O queijo é fonte de proteína de alto valor biológico, que são proteínas muito bem aceitas pelo nosso organismo e também é fonte de cálcio por ser um derivado do leit. Pode compor, portanto, a dieta de uma criança, desde que não represente exageros e que as opções mais do dia a dia sejam as mais magras e com menor teor de sódio.
Existe uma idade especifica para a introdução de queijos nas crianças?
A introdução só pode ser feita se esta criança já estiver com alimentação normal, ou seja, se alimenta além do leite materno. Então oriento que se for entrar com queijos que entrem a partir de 1 ano de idade, em quantidades pequenas, claro, para observar a aceitação do organismo que difere sempre de um para o outro. Atenção mesmo a alergia a proteína do leite e intolerância à lactose!
Quais os queijos que não podem faltar na alimentação de uma criança?
Queijos minas frescal e queijo cottage são opções leves e magras, podendo compor muito bem a dieta de crianças, desde que elas não tenham alergia à proteína do leite ou qualquer outro composto dos queijos.
Quais os queijos devem ser evitados na infância?
Queijos mais gordos, como os mais amarelos. Estes devem ser consumidos esporadicamente e com muuuuita moderação.
Os queijos amarelos por possuírem mais gordura devem ser evitados?
Sim! Consumo esporádico!
O queijo polenguinho engorda a criança ou é mito?
O que engorda uma pessoa são os excessos continuados, portanto colocar um queijo como vilão e o embutir a culpa é um erro, a não ser que o consumo do queijo polenguinho represente excessos. Mas uma coisa é certa, o queijo polenguinho é um alimento muito processado, portanto não sendo uma boa opção para consumo frequente e também rico em gordura saturada.
Os queijos podem ser misturados em legumes para as crianças?
Sim, o queijo cottage aceita muito bem o acréscimo de legumes e além de mais nutritivo fica diferente e delicioso. Queijos podem ser acrescidos à saladas também, se for o caso.
Quais os lanches com queijos ideias para colocar na lancheira das crianças?
Importante pensar na conservação antes de montar a lancheira dos pequenos, pois queijos são perecíveis. Mas pães em suas versões integrais recheados com queijo são opções que sustentam e são nutritivas, sendo boa ideia para compor um lanche.
Quer saber mais sobre a intolerância à lactose? Confira outra entrevista com Raphaella Cordeiro.
Faltou falar sobre os queijos “mofados” tipo gorgonzola. Eles podem fazer mal a criança?
Oi Romero, tudo bem? Ontem postamos uma matéria sobre os queijos mais indicados para as crianças, veja. https://portaldoqueijo.com.br/banner/2017/11/30/queijos-para-criancas/ Abs.
Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa
Seu conteúdo é muito bom sempre que posso acesso seu blog, precisamos ajudar nossas crianças a se alimentar bem. Até mais e feliz ano novo.
Obrigado pelo conteúdo me ajudou bastante sempre que posso acesso seus artigos, uma boa alimentação ajuda muito nossas crianças. Até mais e feliz ano novo.
Opá tudo bem! Seu conteúdo está muito top, sempre que possível eu acesso seu blog. Uma alimentção saúdavel faz a diferença nos dias de hoje. Até mais e feliz ano novo.
Queijo Gorgonzola tem um teor de sódio alto , os menores são o QUATA e o CRUZILLA , porém não se pode abusar , uma vez ou outra , para experimentar , não fará mal ,
Preciso comer queijo porque estou muito debitado, tenho 70 anos, qual o queijo recomendo no meu caso? Um abraço.
Queijo Minas Light pode ser oferecido para bebês depois de 1 ano?
Ola , o meu filho tem tolerância a lactose , , e eu tinha mi esquecido . Pois tinha um tempo que ele não passava mau . A gente foi em uma festa , e ele comeu muito queijo minas . E depôs de umas 3 hrs , ele vomitou , pode ter sido por conto do queijo