Toucinho que leva queijo? É o que você vai aprender agora!
A receita desta semana foi enviada pelo chefe Sebastião Torres do Tauá Grande Hotel de Araxá, no interior de Minas. Trata-se do “Toucinho do Céu”.
O prato é de origem portuguesa, mas ele foi estilizado à mineira pelo chefe, ao acrescentar o Queijo Imperial Serra do Salitre Ouro, produzido na Fazenda Pavão, no alto da Serra, a partir de leite cru.
Uma curiosidade é que cada região de Portugal produz o Toucinho do Céu a sua maneira. Em alguns lugares ele tem uma textura que lembra um bolo, noutras não vai amêndoas, às vezes, é enrolado como rocambole ou cortado em fatias, mas a base entre as variações é a mesma: calda açúcar e gemas.
O chefe Sebastião Torres que deu um toque mineiro ao Toucinho do Céu é bem conceituado na área e já passou por inúmeras cozinhas famosas, em vários países do mundo, morando por 14 anos fora do Brasil onde se especializou em chefe internacional.
Confira agora o passo a passo do preparo e aproveite este final de semana para saborear um prato novo em sua casa.
Ingredientes:
- 05 ovos;
- 750 gramas leite condensado (aproximadamente duas latas);
- 200 ml de leite de coco;
- 200 ml de leite integral;
- 200 gamas de queijo fresco mineiro;
- 20 gramas de manteiga;
- 50 gramas de queijo mineiro curado, ralado.
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador por dois minutos, até ficar bem triturados. Unte uma forma com manteiga e polvilhe o queijo mineiro curado e ralado. Despeje a mistura na forma e asse, por mais ou menos 40 minutos, em temperatura moderada. Deixe esfriar, desenforme e decore com queijo ralado – ele dá um contraste legal.
E ai, gostou? Tem alguma receita com queijo? Envie para nós.