É uma tradição em Minas. A goiabada é um doce encontrado em cada cantinho do estado. Essa delícia surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos e é feita com consistência bastante firme, composta por goiaba, água e açúcar.
O doce acompanha muito bem o queijo, em especial o queijo minas formando, assim, o Romeu e Julieta, tradicional sobremesa brasileira.
O queijo minas, em especial, tem um sabor diferente e inesquecível que lembra o clima calmo dos mineiros. Além disso, seu sabor levemente ácido faz toda a diferença quando é misturado ao sabor adocicado da goiabada.
Essa combinação não só agrada o paladar como também traz benefícios à saúde. De acordo com nutricionistas, a proteína do queijo faz com que a digestão rápida dos carboidratos presentes no doce se torne mais lenta. Com isso, a saciedade é prolongada e a fome só aparece depois de algum tempo. A goiabada, por sua vez, concentra licopeno, uma substância de ação antioxidante que, entre outras coisas, afasta os tumores de próstata e de mama.
Se você adora um docinho após o almoço, fica a dica. Ao ser consumido logo após as refeições, contribui para o equilíbrio da glicose na circulação. Mas atenção, o ideal é comer uma colher de goiabada (50 gramas) e uma fatia fina de queijo minas (30 gramas)!
Separei para você várias receitas de goiabada com queijo que estão aqui no Portal.
Até a próxima!
Eu como apreciador de queijos.
Gostei muito desse artigo